Projetos



Conhecendo mais detalhadamente alguns de nossos projetos.


Ø Projetos sementinhas do amanhã:


1 Área de atuação:  Educação.

 Coordenadora geral Marcia, executado por esta e outros professores sob sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, no momento oferecemos reforço escolar, psicopedagogia, fonoaudiologia, cursos profissionalizantes, cursos de pequena duração, palestras, cursos preparatórios para concurso, Redação e português para ENEM e EJA, palestras de pequena duração, encaminhamento para outros projetos desenvolvidos por outras entidades, jovem aprendiz,  e outros.  tudo com muito carinho e dedicação.  sabendo que toda criança é como uma semente na terra, e que como tal tem dentro de si todo potencial de crescer, se estabilizar e fixar raízes, florescer, frutificar e ser abrigo para outros, é claro se cultivada adequadamente, pois do contrário, um crescimento sem programação e devida atenção, poderia vir a se tornar um perigo para os que vivem ao seu redor, nós da Resplandecer, começamos o desenvolvimento da matriz desta grande frente desenvolvida por nós, com áreas já em funcionamento e outras aguardando recursos, para dar prosseguimentos.


         Toda criança e adolescente tem direito à qualidade de vida, bem-estar, dignidade, educação, lazer, atenção, amor, direito de sonhar, ser assistida e apoiada para desfrutar e aprender a     ter expectativas, sonhos, de desenvolver um futuro melhor.       

                

          Entendemos que a primeira e segunda infância e suas primeiras experiencias com as disciplinas básicas da escola podem ser traumatizantes se não abordadas de forma adequada, principalmente quando esta criança ou adolescente apresenta alguma necessidade especial ou vive em condições de vulnerabilidade social.

          Muitas destas crianças, apenas migram de um ano para o outro no sistema de ensino público sem nunca ter desenvolvido as necessidades básicas nas matérias principais, o que gera um sentimento de frustração e fracasso escolar em uma das fases mais importante para o desenvolvimento humano, isso normalmente agrava seu estado, dificultando seu pleno desenvolvimento como cidadão.

         Acreditamos que aprender deve ser divertido, intencional e dinâmico. A formalidade deve se combinar com a espontaneidade criativa de cada profissional.

         Faço a você um convite especial! Seja um de nossos parceiros, venha colocar suas mãos no terreno fértil de nossa nação, sinta o prazer de mexer com adubos de esperança, amor, solidariedade,         

         dedicação, juntos não vamos mais permitir o desperdício de sementes com potenciais incríveis, “nossas crianças e adolescentes “, que representam nosso futuro, nosso amanhã.

           (Desejamos um dia ter um espaço adequado para colocar em prática um outro projeto dentro da Resplandecer: ter uma creche/escola de crianças com meninos e meninas de até 5 anos    ou abrigo que atenda 20 crianças sendo estas meninas de 4 a 12 anos.)


1.1    “Plantando sementes”

Desenvolvido por nossa pedagoga Karla Ribeiro, executado por esta e outros psicopedagogos sob sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, oferecemos atendimento de psicopedagogia, psicomotricidade, neuro-psicopedagogia, fonoaudiologia, cursos de pequena duração, palestras, tudo com muito carinho e dedicação.

 

1.2    Gerando um futuro melhor”

Desenvolvido por nosso professor Matheus Cupertino, cursos preparatórios para concurso, português e redação para Enem e EJa.


Ø Qualidade de vida com atividades socio educativas: coordenador geral André F. Sodré


2        Projetos como:


2.1      “Lutando por um futuro melhor”

Desenvolvido e orientado por nosso mestre André Shekináh, executado por este e auxiliado pelo faixa marrom Thiago Farias e Faixa preta Alexandre.

O mestre André, por meio de sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação irá designar os demais professores.

Tem como propósito inserir nossas crianças e adolescentes dentro do contesto esportivo através das artes marciais, como:

kickiboxing, jiu jitsu, taekwondo e etc, oferecendo-lhes mais qualidade de vida, interações sociais saudáveis e direcionadas, disciplina, ética, moral, respeito, gratidão, superação, resiliência e alimentação saudável (temos outras modalidades aguardando recursos).

Desafiamos nossos alunos a concluir as atividades que iniciam, aqueles que desejam e seus pais permitem tem o direito de tornarem competidores e representantes nacionais e internacionais do esporte. Uma vez concluída as etapas dentro de cada modalidade oferecida, este aluno pode se tornar um professor federado e habilitado para ministrar aulas em territórios Nacionais e internacionais, de acordo com o que sua modalidade esportiva oferece e exigências eventualmente exigidas pelas leis de cada País, podendo até vim a ser meio de sustento em sua idade adulta.

Só pode participar de nossas atividades esportivas as crianças e adolescentes devidamente matriculados em escola, com carteira de vacinação em dia, com atestado médico, autorizado por seu responsável legal, com apresentação de xerox e originais de documentos, do responsável e do aluno, 2 fotos 3x4 e manter seu bom comportamento para com a sociedade e sua família.

Tais práticas de nossa instituição tem orientado de forma positiva nossos alunos e vem trazendo um impacto positivo em nossa comunidade.


Exemplo: nossa primeira atividade esportiva oferecida a mais de 10 anos o kickiboxing, tem mais de 90 alunos moradores de nosso bairro, bairros vizinhos e alguns até de bairros bem distantes de nossa sede participando de forma regular, temos mais de 15 campeões Estaduais e mais de 5 campeões Brasileiros, somos a equipe homenageada pela Federação Brasileira por não der deixado morrer a modalidade de musical formers desde 2014, mantendo nossos títulos e promovendo divulgação que levou o retorno desta modalidade em outros estados do Brasil, modalidade que se tornará em2020 Olímpico.


2.2    “Dançando para transformar sonhos em realidade”

Desenvolvido por nossa professora de Ballet Clássico Sarah Martins, executado por esta e outros professores por meio de sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, da as nossas crianças, adolescentes, mulheres e idosos, acesso ao mundo da dança. (outras modalidades tais como: teatro, jazz, hip hop e suas variações, alongamento, pilátes, ginástica para terceira idade, zumba, etc. Estão aguardando recursos para entrar em prática).

 Organizando apresentações de idosos com declamação de poesia, talentos da terceira idade, Ballet fitness para adultos e idosos, encontros dançantes da terceira idade, workshops, aperfeiçoamento do desenvolvimento motor e cognitivo, postura, cultura, arte, saúde, bem estar, disciplina, respeito, responsabilidade, gratidão, ética, moral, superação, resiliência, alimentação saudável.

Fazemos apresentações em asilos, escolas, orfanatos e creches, preparação para provas do sindicato, preparação para concorrer bolças de formação em dança em academias e escolas, campeonatos.

Só pode participar de nossas atividades de danças as crianças, adolescentes e idosos devidamente matriculados em escola, com carteira de vacinação em dia, com atestado médico, autorizado por seu responsável legal, com apresentação de xerox e originais de documentos, do responsável e do aluno, 2 fotos 3x4 e que mantem um bom comportamento para com a sociedade e sua família. Tais atitude da nossa instituição, têm orientado de forma positiva nossos alunos, trazendo um impacto positivo em nossa comunidade.


2.3      “Tocando vidas”

Desenvolvido por nosso professor Neemias, executado por este e outros professores sobre sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, permite que nossas crianças e adolescentes tenham acesso ao mundo da música, violão, canto, bateria, guitarra, baixo, violino, e outros instrumentos. Vem ajudando no aperfeiçoamento do desenvolvimento motor e cognitivo, cultura, arte, disciplina, respeito, responsabilidade, gratidão, ética, moral, superação, resiliência.

Fazemos apresentações em asilos, escolas, orfanatos, creches e outros.

Só pode participar de nossas atividades de danças as crianças e adolescentes devidamente matriculados em escola, com carteira de vacinação em dia, autorizado por seu responsável legal, com apresentação de xerox e originais de documentos, do responsável e do aluno, 2 fotos 3x4 e que mantem um bom comportamento para com a sociedade e sua família.

Tais atitudes da nossa instituição, têm orientado de forma positiva nossos alunos, trazendo um impacto positivo em nossa comunidade.

 


2.4    “Recreação e lazer”

Desenvolvido por Alexandre, executado por este e outros voluntários, procuramos organizar passeios diversos tais como, piqueniques, trilhas ecológicas, passeios a museus, cinemas, teatro, acampamentos etc.

Com intenção de promover uma saudável interação social de nossos alunos com o próximo e em ambientes diferentes de seus costumes, é uma forma agradável de educar comportamento coletivo, ensinar respeito as autoridades locais, regimes internos de instituições e espaços externos visitados,  responsabilidade com seus pertences, responsabilidade coletiva, conceitos de sustentabilidade, consciência ambiental e descarte consciente de resíduos visitados, bem como ética, moral, gratidão, superação, resiliência, facilitar socialização assistida, gerar consciência ambiental, promover lazer, cultura e conhecimento, e inclusão social.

Só podem participar destas atividades as crianças e adolescentes devidamente matriculados em escola, com carteira de vacinação em dia, autorizado por seu responsável legal nos padrões do ECA e ANTT, com apresentação de xerox e originais de documentos, do responsável e do aluno, 2 fotos 3x4 e que mantenham um bom comportamento para com a sociedade e sua família.


2.5    “Semeando atenção e amor”

Desenvolvido pela nossa presidente que cursa serviço social Ana Lúcia F. Sodré, executado por esta e outros voluntários, oferecemos atendimento social workshops, palestras, pequenos cursos etc.

Procuramos doar um pouco de nosso tempo, atenção e amor desenvolvendo o ato de ouvir e falar, na intenção de através desta escuta responsável , poder de alguma forma ajudar e direcionar cada aluno que   está em vulnerabilidade social na superação de seus conflitos e situação atual. Buscamos através dos relacionamentos coordenados compartilhar um pouco de ética, gratidão, moral, superação, resiliência e inclusão social.

Só podem participar destes momentos as crianças e adolescentes devidamente matriculados em escola, com carteira de vacinação em dia, autorizado por seu responsável legal, com apresentação de xerox e    originais de documentos, do responsável e do aluno, 2 fotos 3x4 e que mantenham um bom comportamento para com a sociedade e sua família.


Ø “Promovendo Saúde e bem-estar,” coordenadora geral enfermeira Priscilla Resende.


3              “Atendimentos:”

 Médico, psicológico, nutricional, cursos técnicos na área de saúde e cuidador de crianças e idosos.
(Aguardando verbas para compra de equipamentos tais como aparelho de verificar pressão artéria, aparelho para verificar glicemia e fitas, maca de fisioterapia e outros ), 

3.1    Palestras direcionadas como:

Câncer de mama, colo do útero, próstata, mama masculina, gravidez de auto risco, DST, gravidez na adolescência, amamentação, autismo, workshops de neurociência das emoções, ansiedade, suicídio, depressão, etc.


Ø “Mulheres por mulheres”

4 “Oficinas de artesanato”:

Desenvolvido por nossa professora de artesanato Ingrid, executado por ela e outros professores sob sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, oferece as nossas mulheres e idosos, acesso ao mundo da arte, criatividade, reintegração a sociedade, produtividade, geração de renda, resgata a autoestima, superação, resiliência. Fazemos exposições de arte, workshops, chás de solidariedade.

Só podem participar de nossas atividades mulheres e idosos devidamente matriculados, com apresentação de xerox e originais de documentos, xerox de comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e que mantenham um bom comportamento para com a sociedade e sua família.


Ø “Curando feridas e restaurando autoestima.”

5            “Estética”:

Coordenadora geral Marcela Vasques, sob sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, buscamos restaurar a autoestima de mulheres que sofreram ou sofrem de quaisquer tipos   de violência, discriminação ou que viva em condições de vulnerabilidade social.
Só podem participar de nossas atividades mulheres e idosos devidamente matriculados, com apresentação de xerox e originais de documentos, xerox de comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e que mantenham um bom comportamento para com a sociedade e sua família.
   
 5.1 “Maquiagem profissional”, desenvolvido por nossa professora Marcela Vasques.
 5.2 “Manicure e pedicure”, Renata Mota
 5.3 “Designer de sobrancelhas”,
 5.4 “Limpeza de pele”, Monique Souza
 5.5 “Dicas de moda e etiqueta”, Anna Carolina Ribeiro
  5.6 “Depilação em cera quente”

 (Desejamos ampliar nossos atendimentos as mulheres e idosos que vivem em vulnerabilidade social com: Oferecendo gratuitamente cuidados pessoais e para isso precisaríamos de equipamentos diversos e recurso financeiro para compra e reposição de material para cursos de pequena duração, alfabetização de idosos, supletivo, curso de bolos , confeitaria, padaria, corte e costura, informática, idiomas estrangeiros, Também sonhamos com um espaço totalmente adaptado para funcionar a primeira creche de idoso funcional resplandecer com capacidade de atender 20 idosos sendo 10 homens e 10 mulheres)


Ø Unidade básica da sociedade “família”

6         Coordenadora nossa presidente e escritora de livro voltado para mulheres e famílias Ana Lucia.

Sobre sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação, buscamos restaurar a autoestima de mulheres que sofreram ou sofrem de quaisquer tipos de violência, discriminação ou que viva em condições de vulnerabilidade social.

       Só podem participar de nossas atividades mulheres e idosos devidamente matriculados, com apresentação de xerox e originais de documentos, xerox de comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e que mantenham um bom comportamento para com a sociedade e sua família

6.1 Atendimentos e terapias de grupos;
6.2 Atendimento social e direcionamento;
6.3 Cadastro de famílias, mapeamento de necessidades e buscas de soluções práticas para reintegração da sociedade e mercado de trabalho;

Ø “Eventos de arrecadação recolhimento de doações e distribuição de doações”,

7         Coordenado por Vanessa e Luciano, sobre sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação buscamos, amenizar os efeitos na vida daqueles que vivem em condições de vulnerabilidade   social.

7.1    Só podem participar de nossas atividades ou receber quaisquer ajuda da nossa parte, crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos devidamente matriculados, com apresentação de xerox e originais de documentos, xerox de comprovante de residência, 2 fotos 3x4, qualquer outro documento que a área solicite e que mantenham um bom comportamento para com a sociedade e sua família.

7.2 Ouvidoria, Cadastro de famílias e pré-seleção.


Ø “Projeto Renascer”

 8  Desenvolvido pela advogada Nathasha, executado por ela e outros voluntários sob sua supervisão, orientação, recrutamento e subordinação.
É sabido por todos que temos que obedecer um conjunto de normas editados pelo Estado, que define crimes e contravenções penais, sob a ameaça de sanção (ou medida de segurança).
Quando alguém transgride tais normas o Estado tem o direito de puni-lo, aplicando penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos ou penas pecuniárias.
É notório a insegurança que vivemos, os crimes são cometidos a qualquer hora e lugar. Todos aqueles que cometem infrações penais devem ser punidos com o rigor da lei, no entanto, devemos nos preocupar em relação ao seu retorno à sociedade.
O art. 4º da Lei de Execução Penal diz que o Estado deverá recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança. Desta forma, o Projeto resplandecer quer contribuir com o oferecimento de serviços, objetivando proporcionar aos que ficaram segregados (e aos obtiveram qualquer outro tipo de penalização) suporte para que possam naturalmente se readaptarem ao convívio social.
Alguns dos principais suportes oferecidos são: cursos profissionalizantes, aulas de artes marciais, aulas de ballet, cursos preparatórios para ENEM e etc.
É de suma importância frisar que, essa reinserção é proveitosa para a própria sociedade por ser uma tentativa de oferecer incentivos e alternativas ao reeducando para não mais delinquir.
8.1 Atendimento Jurídico de apoio a mulheres que sofrem quaisquer tipo de violência.
8.2 Atendimento de apoio as famílias de dependentes químicos e menores infratores.

                                                                                                

Pensamentos para refletir:


Quem sabe nossos sonhos ganhem assas e voem tão alto ao ponto de: transpondo todos os tipos de obstáculos, encontrar pouso, descanso e quem sabe morada em corações solidários como o seu.”

 “Para que a injustiça prospere, basta que os bons se calem.”

 “Todo o oceano é composto de pequenas e incontáveis gotas.”

 “Seja a pedra que lançada, com seu impacto pode provocar uma grande onda de transformação."

“Brilhe a vossa luz diante dos homens para que vendo suas boas obras glorifiquem vosso Pai que estas nos céus.”
                                             

Atenciosamente,

 Ana Lucia F. Sodré

presidente


Nenhum comentário:

Postar um comentário