Visão

Para falar da abrangência e necessidade das atividades desenvolvidas pela Resplandecer, vamos fazer uma breve análise social de nosso bairro e suas necessidades, socioeducativas.

O bairro do porto velho fica situado no 4º distrito de nossa cidade. De um lado margeado pela antiga zona portuária, onde também existia uma próspera colônia de pescadores, hoje, infelizmente, marcada pela poluição da Baia de Guanabara, entregue ao descaso e pobreza se tornou um conjunto de favelas, dominada pelo tráfico de drogas e milícias.
Do outro lado de sua via principal, foi formando favelas e se agrupando de tal forma que encontramos dificuldades de determinar onde começa uma e termina a outra, pois elas vêm se estendendo desde Neves, Vila Lage, Paiva, Porto Velho, Porto Novo, Gradim, Paraíso.
Uma área onde situava-se, grandes fabricas como, Sardinhas Coqueiro, fábrica de tecidos e outras gradativamente foram fechando suas portas. 
O desemprego aumentando, varias cracolândias confirmadas, péssima iluminação urbana, saneamento básico e esgotos entupidos, faz com que as ruas rapidamente se encham, suas construções velhas em péssimo estado de conservação, descarte inadequado do lixo de sua população, um aumento significativo do índice de violência; infelizmente são a primeira impressão que temos do Porto velho e seus bairros vizinhos.
Não podemos fechar nossos olhos para essa situação, por outro lado não podemos generalizar e descriminar os cidadãos destes bairros, pois por trás deste cenário, encontramos jovens, crianças e idosos necessitados de atenção, lazer, cultura, esportes, educação e saúde. Pessoas de bem, cidadãos generosos, que sofrem, as consequências de uma cidade que cresceu sem infla estrutura básica para um desenvolvimento saudável.
Cansamos de dar e ouvir desculpas e decidimos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar os nossos vizinhos a tornarem-se atores principais da transformação de suas realidades pessoais e sociedade, proporcionando o acesso total as nossas atividades.
Temos como objetivo abranger em primeiro foco nosso bairro e bairros próximos, contudo temos alunos de bairros mais distantes usufruindo de nossas atividades.


Como tudo começou?
No ano de 2007, a atual presidente Ana Lucia Ferreira Sodré, tendo em vista o tecido social da Cidade de São Gonçalo, sofreu em todas as fazes de sua vida as dificuldades de acesso a boas oportunidades.
 Buscou na Cidade vizinha Niterói, oportunidades de fazer cursos em instituições como LBV, Albano Reis, Supletivos, na tentativa de vencer suas limitações resultantes de um ensino de baixa qualidade, nenhum apoio emocional, pouco acesso a cultura, esporte, lazer e saúde, somando a dificuldade financeira e necessidade de trabalhar muito sedo.
Suas dificuldades pessoais, fizeram torna-la uma pessoa decidida a seguir o exemplo de sua avó materna, que sempre esteve envolvida como voluntária nas ações sociais da igreja Metodista de Sete Pontes, São Gonçalo.
Se casou com um Pastor de igreja evangélica e desde o início de seu ministério, de forma informal começou desenvolver atividades sociais.
 Resolveu aperfeiçoar seu desejo de promover inclusão social aprimorando seus conhecimentos dando início a graduação em serviço social.
À medida que compartilhava esse desejo com seus amigos, foram construindo uma teia de relacionamentos entre pessoas que com o mesmo objetivo e disposição tinham o prazer de compartilhar seu tempo e conhecimentos com as pessoas em vulnerabilidade social.
Assim surgiu o embrião da diretoria e equipe primaz de cooperadores e voluntários.



Quais pessoas podem fazer uso de nossos projetos:

Qualquer um, independentemente de cor, gênero, credo religioso, opção sexual, desde que como qualquer um tenha a postura de respeitar a instituição submetendo-se integralmente ao nosso regime interno de funcionamento fixado em parede através de um banner logo em nossa entrada, como convém a todo cidadão quando usa de um espaço público ou privado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário